Oferecendo o melhor do ensino desde 1979

22 de novembro de 2016

Amizade na infância

A amizade entre crianças é uma grande oportunidade para que aprendam a construir um laço afetivo com outra pessoa, que não pertença necessariamente à sua família. É importante que fomentemos em nossos filhos, desde pequenos, a convivência com outras pessoas.

Veja alguns conselhos que podem contribuir para que os pais participem e orientem o conceito de amizade com suas crianças:

– Pergunte às crianças o que elas pensam sobre “ser amigo”, além de dar exemplos que lhes ofereçam elementos para compreender o que isso significa. Alguns termos que podemos usar com elas no momento de conversar são: compartilhar, confiança, falar, escutar e entender.

- É importante que as crianças não sejam forçadas em estabelecer algum vínculo, nem tampouco recebam dos adultos preconceito sobre com quem podem ou não brincar, já que isto provoca distanciamento com quem pensa diferente delas.

– Esta relação de amizade é uma grande oportunidade para que os pais fortaleçam seu sentido de empatia e comecem a se colocar no lugar dos outros, ou seja, tratem os demais como eles gostariam de ser tratados.

– O exemplo dos pais, como em muitas outras situações, influem na atitude dos filhos, por isso eles devem começar por si mesmos.

O importante é a construção de laços de empatia por parte dos pais, pois desta forma ajudam seus filhos no desenvolvimento afetivo e social, e de modo adicional, o contato com outras crianças é uma oportunidade que os pais dão de aprender uns com os outros.